O resultado de uma grande ideia>>>>

Em mais um dia na Agencia Unama, estávamos fazendo ronda em busca de possíveis sugestões de pauta. Era inicio do mês de junho, quando Lucas sugeriu uma matéria sobre os 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a serem comemorados no dia 13/07.
E numa conversa regada pela motivação e o êxtase das inúmeras idéias surgeridas, começamos a “montar” as possibilidades.
Após longas conversas com a equipe da Agencia, definimos quatro temas relacionados ao aniversário do ECA: a educação, a saúde, a família e a segurança. A pergunta como “Quais as possíveis transformações que o ECA trouxe nesses 18 anos de implementação nas quatro áreas em questão?” dava origem as discussões. Inevitavelmente abordaríamos as deficiências e conquistas em torno de um Estatuto que ainda carrega o estereotipo do antigo Código do Menor.
Estagiários, Bolsistas e Voluntários da Agencia foram divididos em equipes, coordenadas por jornalistas para a produção das pautas. O que se viu foi o trabalho árduo de todos da Agencia em torno do compromisso com a importância do tema. A Danila deu liberdade para que escolhêssemos o tema de maior interesse, então aproveitei para ficar com a segurança. A minha parceria foi com a Ligia Bernar e revisado pela Danila Cal.
O ponto escolhido para estudo dentro de segurança foi sobre Medidas Socioeducativas, de uma forma muito mais aprofundada e contextualizada, diferente das pautas sobre as fugas do Espaço Crescer e Viver. Procuramos respostas a algumas questões, por exemplo: como funciona a implementação das medidas socioeducativas? Como e porque foram criadas? Qual o passo a passo do adolescente em conflito com lei ao ser inserido nas medidas? Como é o trabalho das pessoas no sistema (Ministério Público, Seduc, Sespa, Cedeca, e outros)? O que elas pensam sobre? Como são as condições estruturais, pedagógicas, de saúde e relação familiar desse sistema? E a família desses adolescentes? E as histórias desses adolescentes?

Uma casinha feita em canudinho, produzido por um dos adolescentes da casa de internação de vla-de-cães

Bonequinhos em biscuit feito pelos adolescentes da Unidade de Internação de Val-de-cães

Tais perguntas deram origem a muitas outras, exigindo uma dedicação que deu muito cansaço, mas foi prazerosamente satisfatório! Cada etapa das entrevistas, da produção textual, das descobertas e decepções de um sistema que falha pela ausência de articulação e parceria de alguns setores. O que Ligia e eu vimos foram situações únicas e inesquecíveis.

A visita ao Centro de Internação para adolescentes. A visão do corredor com as celas foi impressionaste! Nós estavamos com medo, a verdade é essa! "E se acontecer uma rebelião com agente lá dentro??!!", perguntavamos anciosas.
Conversamos ainda no carro e lá mesmo tiramos as "sugeiras" que impreguinavam nossa visão. A carga de préconceitos já prejudica a tua visão sobre os fatos, como descrever um ambiente adverso se o repórter já entra com os adjetivos todos prontos? Não podiamos entrar ali com esses pensamentos. O resultado do nosso despir está nas matérias lá em baixo.

Uma das celas onde os meninos dormem



Imagem do corredor das celas
Uma das duas unicas salas de aula da unidade

Além do fator aprendizagem, observar o quanto que muita coisa só dá certo pelo esforço de poucos que, acima de tudo, acreditam no resgate desses adolescentes em conflito com a lei.
A responsabilidade é muito mais nossa do que imaginamos, e espero que muitos tenham se permitido a repensar velhos conceitos com as matérias que produzimos!
Talvez a ECA seja muito mais eficiente quando deixarmos de pensar que, nem sempre, a mudança representa fraqueza.

Espero que leiam! :)
Um forte abraço!

Fotos: todas de Luciana Kellen













Comentários

Anônimo disse…
Para mim essa matéria foi a melhor que já fiz. Não só pela repercussão, mas pelo aprendizado, a experiência e principalmente a relação da equipe envolvida, você, Dani e eu.Isso foi primordial para que conhecesse melhor vcs duas e a mim mesma.
Como te disse uma vez, essa é a experiência que para mim todas as pessoas que passam pela Agência obrigatoriamente devem ter.
Eu adorei trabalhar ao seu lado, acho que só conseguimos um resultado maravilhoso como esse, porque fizemos tudo juntas, né?
Espero ainda fazer um monte de matéria com você!
Mil beijos
Tayana Marquioro disse…
Lu, teu blog é quase um relato virtual de momentos da Agência! Sensacional!

=D
Inara Cavalcante disse…
Lú saudadesssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
snif..
bjusss
Nós Agentes de Segurança socioeducativo de Minas Gerais estamos enviando o endereço de nosso blog que é uma de nossas ferramentas de luta para valorização dos servidores e de todo o sistema socioeducativo de Minas e do País.
www.agentesocioeducativo.blogspot.com
Mandamos um forte abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

As consequências ruins de se fazer versões regionais de grandes musicais americanos!!

Eu ví Hairspray!