Oscar 2010: Justiça ou raro momento de lucidez?
No ultimo dia 24.05 foi anunciada novas mudanças na premiação do Oscar. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas decidiu que a partir de 2010, em vez de cinco, serão 10 finalistas para a categoria de Melhor Filme.
A atitude resgata as origens da premiação, onde a categoria tinha um número maior de concorrentes selecionados.
Além disso, determinou que na categoria de melhor canção original, só haverá seleção se um dos candidatos alcançarem a nota 8,25, de uma escala de 6 a 10.
Não é de hoje que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas é o mártir de muitas injustiças em sua seleção anual dos melhores no mundo do cinema. O crivo da academia é motivo de muitas discussões, principalmente para os amantes e viciados pela sétima arte.
Tanto que ainda vejo o Globo de Ouro muito mais justo, tanto na divisão das categorias, quanto nos premiados. Mas parece que com essas mudanças o Oscar pretende melhorar a sua imagem!
Tão importante quanto ser premiado no Oscar é ficar entre os finalistas e convidados para o dia do anuncio dos vencedores. Talvez por isso a decisão de aumentar o nÚmero de finalistas na categoria principal, o que pode fazer jus à algumas produções maravilhosas, e que por pouquíssimo não ficavam entre os cinco primeiros finalistas.
Sobre a outra mudança, está claro que o objetivo é aumentar o nível dos concorrentes, mas ainda sim não dão à categoria de Melhor Canção Original a devida importância. O que seria de uma cena tecnicamente perfeita, sem uma canção para lhe servir de “cenário”?! A categoria parece existir como um pretexto para aquele “momento show” da cerimônia anual.
Lembro-me da cena de abertura de “Closer” de Mike Nichols com as personagens de Jude Law e Natalie Portman andando na rua, atravessando o sinal e trocam olhares profundos e únicos em meio a multidão. Essa cena não seria perfeita sem a canção “I cant take my eyes of you”.
Veremos o efeito deste “Top 10” do Oscar !!
A 82º edição do Oscar está prevista para o dia 7 de março de 2010, e a lista dos indicados para o dia 2 de fevereiro do mesmo ano.
Comentários