Pensando a pauta...
Lendo uma postagem do professor Manuel Dutra, em seu blog, afirmando que Jornalista não pergunta, questiona , fez-me lembrar da dificuldade que tenho algumas vezes em fazer a coisa certa.
Sem citar nomes ou local onde ocorreu algumas situações lamentaveis, vivenciei momentos em que meus superiores defendiam "uma receita" de como fazer perguntas aos entrevistados. A maioria desses momentos delicados ocorreram enquanto estagiária, o que é mais agravante por que "teoricamente" é o periodo em que devemos aprender como se faz jornalismo. Ou pelo menos deveria....
O que noto é um comportamento cada dia mais comum de se fazer muito mais tarefas em um curto espaço de tempo, e não é preciso ser especialista para saber que nem sempre isso quer dizer qualidade. Esses deficits de informação ocorrem principalmente no rádio e na tv, por que são linguagens dinamicas e de curta duração. Isso pede poder de sintetizar a informação valorizando o que é mais importante. Mas isso não quer dizer que o que deve ser dito, seja feito sem profundidade, responsabilidade e densidade.
Pensando em uma possivel solução, participei de equipes que valorizavam sim a otimização do tempo, mas no processo de execução da pauta. A elaboração da mesma era intensamente discutida, tendo como efeito matéria com conteudo critico e responsável. Mas para isso é preciso vontade. Não encontramos por ai muitos jornalistas dispostos a pautas mais elaboradas. Eles não acham isso tão importante, por incrivel que pareça!
Em grandes redações o Chefe de Reportagem é o responsável pela definição do foco das reportagens, tendo como parceiros os pauteiros. Essa logistica é a mais usada pelos jornais, mas ainda pode apresentar limitações por concentrar grandes decisões a uma unica pessoa, por mais experiente que seja.
Acredito que o que mais colabora para as limitações na produção jornalistica é a visão individualista nesse processo, aí envolve questões de ego e vaidade. Quanto mais eu penso vejo que uma pessoa comprometida moralmente reflete uma boa conduta e por conseguinte um excelente profissional.
Comentários