Quando um gestor público coloca a culpa na lei por sua incompetência

Em entrevista do Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin para o Jornal Tribuna da grande região de São Paulo, filiada da Rede Globo de Televisão, manifesta sua opinião sobre atos infracionais cometidos por adolescentes, o que pensa sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e ainda critica o Sistema de Atendimento Socioeducativo no Brasil. Leiam trecho da entrevista:



"Mesmo com o reforço de 2870 policias na Baixada Santista, oriundos da Operação Verão, alguns crimes continuam acontecendo e chocando a população. No mais recente deles, uma garota de 15 anos matou a tiros um turista que estava parado em um semáforo de Praia Grande. Alckmin acredita que isso só vai mudar com uma alteração na legislação. "É importante mudar a legislação. Quem matou o turista foi uma menor de idade. Isso acontece com freqüência. Ela vai ficar três anos na Fundação Casa e sair com a ficha limpa. Nós defendemos que em casos graves o prazo para que o menor fique preso aumente para 8 anos. Quando completar 18 ele sai da Fundação Casa, porque não é nem criança, nem adolescente. Ele vai para as unidades especiais do sistema prisional", afirma.
Essa não foi a primeira vez que Alckmin falou sobre o assunto. Em novembro do ano passado, o governador disse que faria um trabalho para modificar a lei. "Eu entendo que a lei tem dois grandes equívocos. A lei federal. A primeira é: qualquer ilícito é três anos [na Fundação Casa] e sai com ficha limpa. Então, você pode cometer um crime, dois, três, quatro, cinco, que não passa de três anos e sai com ficha limpa. Nós entendemos que crimes mais graves a punição deve ser maior. E, segundo, completou 18 anos não fica mais na Fundação Casa. Tem que ir para o sistema prisional numa ala especial, não mistura”, afirmou na época."
Não fico surpresa quando um cidadão comum manifesta defesa na mudança ou criminalização do ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA . Surpreendo-me, e muito me preocupa, um gestor público defender publicamente esta posição. Ele não somente fala da ineficiência do sistema, mas culpa a própria lei pela criminalidade!! Um Absurdo!
É ignorar por completo a atribuição do Estado em executar e garantir com qualidade direitos fundamentais a todo cidadão brasileiro, que esta nesta condição desde o seu nascimento!


TODOS temos esses direitos desde A INFÂNCIA! 
O Ato Infracional é EFEITO! Nunca foi CAUSA dos problemas sociais!


Se um gestor público enxerga de forma contraria, sempre ficará nas promessas, porque NUNCA irá resolver qualquer mazela deste país!


Para ler ou ver a reportagem na integra click AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As consequências ruins de se fazer versões regionais de grandes musicais americanos!!

Eu ví Hairspray!

O resultado de uma grande ideia>>>>