Quando um gestor público coloca a culpa na lei por sua incompetência

Em entrevista do Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin para o Jornal Tribuna da grande região de São Paulo, filiada da Rede Globo de Televisão, manifesta sua opinião sobre atos infracionais cometidos por adolescentes, o que pensa sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e ainda critica o Sistema de Atendimento Socioeducativo no Brasil. Leiam trecho da entrevista:



"Mesmo com o reforço de 2870 policias na Baixada Santista, oriundos da Operação Verão, alguns crimes continuam acontecendo e chocando a população. No mais recente deles, uma garota de 15 anos matou a tiros um turista que estava parado em um semáforo de Praia Grande. Alckmin acredita que isso só vai mudar com uma alteração na legislação. "É importante mudar a legislação. Quem matou o turista foi uma menor de idade. Isso acontece com freqüência. Ela vai ficar três anos na Fundação Casa e sair com a ficha limpa. Nós defendemos que em casos graves o prazo para que o menor fique preso aumente para 8 anos. Quando completar 18 ele sai da Fundação Casa, porque não é nem criança, nem adolescente. Ele vai para as unidades especiais do sistema prisional", afirma.
Essa não foi a primeira vez que Alckmin falou sobre o assunto. Em novembro do ano passado, o governador disse que faria um trabalho para modificar a lei. "Eu entendo que a lei tem dois grandes equívocos. A lei federal. A primeira é: qualquer ilícito é três anos [na Fundação Casa] e sai com ficha limpa. Então, você pode cometer um crime, dois, três, quatro, cinco, que não passa de três anos e sai com ficha limpa. Nós entendemos que crimes mais graves a punição deve ser maior. E, segundo, completou 18 anos não fica mais na Fundação Casa. Tem que ir para o sistema prisional numa ala especial, não mistura”, afirmou na época."
Não fico surpresa quando um cidadão comum manifesta defesa na mudança ou criminalização do ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA . Surpreendo-me, e muito me preocupa, um gestor público defender publicamente esta posição. Ele não somente fala da ineficiência do sistema, mas culpa a própria lei pela criminalidade!! Um Absurdo!
É ignorar por completo a atribuição do Estado em executar e garantir com qualidade direitos fundamentais a todo cidadão brasileiro, que esta nesta condição desde o seu nascimento!


TODOS temos esses direitos desde A INFÂNCIA! 
O Ato Infracional é EFEITO! Nunca foi CAUSA dos problemas sociais!


Se um gestor público enxerga de forma contraria, sempre ficará nas promessas, porque NUNCA irá resolver qualquer mazela deste país!


Para ler ou ver a reportagem na integra click AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa de rádio "Estação Direitos" da ONG Rádio Margarida será transmitido pela UNAMA FM

Ong Rádio Margarida seleciona estagiário em jornalismo para Portal

"Penso que chegou a hora de mudarmos de maneira radical e profunda o modo de ver, entender e agir dos verdadeiros promotores e defensores do desenvolvimento pessoal, social e produtivo das novas gerações: crianças, adolescentes e jovens."