A origem dos meus gostos musicais


Esse período de quarentena por conta do Covid-19, gera uma série de distrações gostosas nas redes sociais. Uma delas é "O desafio de publicar álbuns que influenciaram meu gosto musical. Um disco por dia durante 10 dias. Nenhuma explicação, nenhuma revisão, apenas a capa. E todos os dias devo nomear alguém para fazer o mesmo".

Eu gostei, mas não ia fazer. Até ser marcada por duas pessoas, o Astro e a Francy, ambos no Facebook. Então me senti estimulada a revisitar minha história. Afinal, lembrar dos 10 álbuns que definiram meus gostos musicais, é revisitar principalmente minha adolescência. 

Devo esclarecer que os citados abaixo, alguns, não representam artistas que sou fan até os dias de hoje, mas que me fizeram gostar de um gênero musical. Outros sou apaixonada pelo gênero e pelos artistas, e embalam meus dias até sempre!


Disco 1 - Curumim, Mara Maravilha - 1991


Pois é, a pequena Luci tinha 11 anos de idade, e naquele natal de 1991 ganhou de presente este álbum. Eu lembro, e posso até sentir, a felicidade daquele dia. Passei a noite de Natal inteira ouvindo ele de cabo a rábo. 
Tá, mas por que ele definiu meus gosto musica?

Por causa das canções "Não tem jeito", "O que é que eu faço" e  "Sou Toda Você". 
Alí eu descobri a sofrência na minha vida hahahahah Principalmente "Não tem jeito", um sucesso na época. A Mara já era conhecida por vir com baladas românticas em seus álbuns. Eu nem tinha me apaixonado ainda, e ouvia essa música sempre, de tão linda que achei. De forma consciente, a partir deste álbum, passei a caçar baladas românticas pra sentir o que senti pela primeira vez, com a Mara...rs...



Disco 2 - Quatro Estações, Legião Urbana - 1988

Eu não acompanhei o lançamento desse álbum, já que na época tinha apenas oito anos de idade. Mas aos 12 anos comecei a ouvir por conta dos meus tios e primos. Um dia o disco chegou em casa. Mamãe comprou. E meus amados, eu nem sei descrever o que sentia ouvindo essas canções....

Elas mexeram com uma parte dentro de mim, que despertava inquietações. Alí eu conheci o que é gostar de rock. E aquele que falava de histórias, questões politicas e existências. Por causa desse album descobri que havia o rock brasileiro, e passei a conhecer inevitavelmente Titãns, Biquini Cavadão e mais posteriormente gostar de Skank, Pitty, CHarlie Brown Jr, por exemplo. 
  

Disco 3 - Timbalada, Timbalada - 1993

A pré-adolescência fervilhando, meus gosto por dança aflorando cada dia mais, dançando em quadrilha, grupos de dança, na escola....o que conheço? O batuque do timbal. E nada mais forte na época do que o corpo pintado e as batidas da Timbalada! 

Sim, marcou uma geração. E definiu meu gosto pela música de rua, popular, dançante e que falava da negritude. Gingava meu corpo com a identidade de timbaleira. Eu me sentia timbaleira. Fazia parte de um grupo que levava a dança e uma mensagem pela diversidade e aceitação. 




Disco 4 - O Canto da Cidade, Daniela Mercury - 1993

O ano de 1993 foi invadido pelo som vindo do Nordeste, especificamente da periferia de Salvador. E mais um deles foi o grande nome feminino da época, Daniela Mercury. Antes de ver a imagem dela, ouvi O Canto da Cidade, canção que dá nome ao disco. A Dani veio como Axé Music, o reggae music, a guitarra, os sintetizadores. E o protagonismo feminino falando de diversidade cultural. Trazendo a dança como um elemento crucial para a performance. A Dani com seu álbum me abriu para as possibilidades de cantoras brasileiras. Por causa desse álbum vim a gostar de Ivete Sangalo, axé-music. Uma MPB mais popular! É uma lindeza esse álbum até os dias de hoje.


Disco 5 - Raça Negra Volume 4, Raça Negra - 1993


Como podem ver, o inicio da minha adolescência foi repleto de influências populares da musica brasileira, e esse álbum do Raça Negra foi a minha porta de entrada para o pagode, samba e até a bossa nova. Caso queira conhecer o Raça Negra, comece por esse álbum! Repleto de hits.

A partir desse ícone do pagode conheci Martinho da Vila, Chico Buarque, Tom Jobim, Zeca Pagodinho, Art Popular, e muitos outros que super curto até os dias de hoje. 



DIsco 6 - Ice 'n' Green, Ice MC - 1994

De certo esse álbum conquistou um marco na musica eletrônica. Ele foi responsável por eu de fato ter me apaixonado por musica eletrônica, e visitar desde os clássicos das décadas de 70, até curtir hoje esses feats super premiados de grandes DJ´s que vimos por ai. 

Ao ouvi-lo nos dias de hoje, não se espante se reconhecer algum frame de alguma musica dos dias de hoje!




Disco 7 - Malásia, Djavan - 1996


"Viver, como se diz, dá medo!" É manos e manas, este álbum delicioso desse divo negro da minha vida não só fez ele ganhar mais uma fan, como também olhar de forma consciente para a musica brasileira e seus medalhões. Por causa desse álbum do Djavan, eu conheci a Marisa Monte, Milton Nascimento, Flavio Venturini, Adriana Calcanhoto, entre outros tão populares em nossa terra. Senhor do céu, e veio neste mesmo álbum, a preciosidade da música brasileira chamada Nem um dia

Os deuses da música agradecem!


Disco 8 - The Bodyguard, music from original soundtrack - 1992


Eis quando me apaixonei por Whitney Houston. 
Eis quando essa mulher me apresentou um estilo de canto que define até hoje quando gosto de cantoras. 
Se eu amo Laura Pausini, Alicia Keys e Christina Aguilera hoje, é por causa dessa mulher. E foi a partir deste álbum. 
Além de ter me despertado o gosto por grandes vocais e grandes arranjos, também me chamou atenção para as trilhas sonoras originais de filmes, que é uma paixão desde a infância.
É um hino de álbum! 


Disco 9 - Spice Girls, Spice Girls - 1996

 
Tu que me conheces já sabia que sou uma Spice Fan! 

Mas não deve saber por quê ela definiu um gosto musical. Sim, o gosto pelo renovado Pop internacional. E renovado por elas mesmas!Musica chiclete, com letras divertidas e dancinhas pra fazer com amigos? Sim, nós temos! Identidade de genero, mensagem positiva de equidade sexual e defesa da diversidade? Também nós temos!




Disco 10 - Holpes and fears, Keane - 2004


Só quero dizer pra vocês que Coldplay, Oasis, Depeche Mode e até The Smiths só passaram a existir pra mim por causa desse álbum! Sim. Esse álbum não só definiu um gosto musical na minha vida, como também me salvou em uma fase da vida repleta de conflitos. Mas isso é para uma outra postagem....


É uma obra prima. 














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anna Luiza Amaral. Gravem este nome!

Como anda a educação na Amazônia