O propósito das coisas

Eis que estou no twitter e nosso querido jornalista Fábio Novoa compartilha conosco uma matéria que fala de um matemático russo que recusa a quantia de 1 milhão de dólares, além do premio Fields Medal  considerado o Nobel da matemática mundial.


O nome do dito cujo é Grigory Perelman, um cientista matemático que simplesmente descobriu a resolução da conjectura de Poincaré.

Eu não faço a menor ideia do que seja isso, e muito menos a sua real importancia para a ciência. Porem, a mente mais ignorante do mundo no assunto acredita que, se querem premiar "o cidadão" com tanta grana e status, então deve ser algo revolucionário e único, não é?

Segundo a matéria, Perelman recusou o premio porque "o matemático afirmou que a medalha era irrelevante para ele e o fato de a solução estar correta já seria reconhecimento suficiente.", e o mesmo argumento foi usado para a Universidade que quer dar o dinheiro à ele.

O meu primeiro pensamento, como reles mortal e tendo um monte de dívida para pagar, é que o cara é doido e não sabe dar o justo valor ao seu trabalho! Deve sofre de alguma perturbação psicológica, já que classificamos as pessoas como loucas quando "come merda" ou "rasga dinheiro".

Eu prefiro acreditar que pessoas assim, com inteligencia super desenvolvida e zero de interesse material, são seres que vem a vida muito além das satisfações e prazeres que o consumo pode proporcionar. E isso me fez pensar sobre qual o proposito que buscamos em nossas vidas? Temos algum?

Confesso a vocês que descobri o meu ha apenas sete anos, e me custou muito mais suor do rosto do que muitos por ai, e a minha certeza é a de que estudo sim não somente para conseguir um trabalho melhor remunerado (lembrando que sou jornalista, e não procurador do Estado), mas também porque acredito ser fundamental buscar entender o mundo sem adjetivos ou préconceitos. Vejo o ganho do dinheiro como uma das consequencias do trabalho e da dedicação, o problema é que sua quantia geralmente é determinada por "forças exteriores".

E acredito que o grau dessa necessidade é que define muitas caracteristicas morais de um indivíduo. A satisfação material pode perfeitamente coexistir com a satisfação intelectual, mas sempre é bom colocar a prova os nossos objetivos! Sabermos exatamente o por que de cada escolha que fizemos. Afinal, somos responsáveis por nossas vidas e acredito sim que  indiferente ao que cada um pensa sobre o pós-morte, é super frustante olhar para tras e não se sentir dono de suas escolhas. 

Comentários

Elielson_Fernandes disse…
A conjectura de Poincaré afirma que qualquer variedade tridimensional fechada e com grupo fundamental trivial é homeomorfa a uma esfera tridimensional. Ou seja, a superfície tridimensional de uma esfera é o único espaço fechado de dimensão 3 onde todos os contornos ou caminhos podem ser encolhidos até chegarem a um simples ponto...........
eu até entendo ele, mas jamais agiria assim U.U, tanto trabalho duro só para reconhecimento profissional O.o uma grana sempre é bem vinda.
Anônimo disse…
Vejamos um exemplo aqui da UFpa, que parece bem distante deste, mas nem tanto. Leia:
----------

jps wrote:
Prezados Professores,

Venho por meio desta convidá-los a participar da etapa julho/agosto-2010 do Curso de Licenciatura em Matemática do PARFOR-UFPA. A Faculdade de Matemática do Campus de Belém ficará responsável pelas turmas desse curso sediadas nos seguintes municípios

1. Almerim
2. Altamira
3. Dom Eliseu
4. Goianésia do Pará
5. Itaituba
6. Novo progresso
7. Pacajá
8. Ponta de Pedras

Para tais turmas serão ofertadas nessa etapa as disciplinas a seguir, nos respectivos períodos

1. Aritmética Básica e Laboratório de Ensino de Aritmética Básica - 02/07/10 a 12/07/10

2. Álgebra Básica e Laboratório de Ensino de Álgebra Básica – 13/07/10 a 22/07/10

3. Introdução à Informática e Ações de Extensão de Introdução à

Informática – 31/01 a 07/02 + 20h a distância referentes à execução
das Ações de Extensão.

O conteúdo programático de tais disciplinas pode ser encontrado no site do curso, www.ufpa.br/parfor-mat

As aulas serão ministradas de acordo com o horário abaixo

Manhã - 8:00 – 9:40, intervalo: 9:40 – 10:00, 10:00 – 12:30

Tarde e Noite 16:00 – 17:40, Intervalo: 17:40 - 18:00, 18:00 – 20:30,

O professor que ministrar uma disciplina receberá bolsas de R$ 1.200,00 por quatro meses, totalizando 4.800,00.

Se V. Sa. tem interesse em participar da referida etapa, deve preencher o formulário que vai anexo e enviá-lo para o e-mail jps@ufpa.br até o dia 15 deste mês. É necessário ainda, após a confirmação de sua lotação, que participe da orientação acadêmica a ser realizada no dia 03 de maio de 2010.

Professores ligados a programas dos quais já recebem bolsas provenientes do MEC podem participar do PARFOR, mas só serão remunerados após o descadastramento do dito programa.
Atenciosamente,
Juaci Picanço da Silva
Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática do PARFOR
----

O que é isso? Um programa para diplomar professor de matemática. Note que as as disciplinas são apenas em duas semanas. Com isso, o mais provável é formar um cara que esturpra a mentalidade dos alunos enquanto finge ensinar matemática. Sujeito dessa formação já escreveu livro didático das séries iniciais em que ilustra o número sete com um gatinho sendo jogado do sétimo andar e o MEC aprovou e comprou para rede pública. Não deixa de ser maravilhoso ministrar duas semanas de aulas e passar 04 meses ganhando bolsa, mas o preço disto para sociedade é mais terrível, acho.
PG disse…
Lúciana Kellen,
se for do interesse seu e dos seus leitores recomendo o texto e o espaço para opiniões em : http://opirata2.blogspot.com/2010/12/matematica-gregori-perelman.html

abraços,

- PG -
Luiz Mário de Melo e Silva disse…
Entra-se, atualmente, em uma escola muitos depois de entrar em uma igreja e ser doutrinado por seu catecismo para tornar-se acólito de um bando de espertalhões. Logo, ...

Postagens mais visitadas deste blog

As consequências ruins de se fazer versões regionais de grandes musicais americanos!!

Eu ví Hairspray!

O resultado de uma grande ideia>>>>