Minha primeira materia na Agencia que foi publicada.

A cada dia reafirmo minha felicidade em poder exercer um pouco o jornalismo tão sonhado. Tenho muitas, mas muitas limitações a serem ultrapasadas.

Quero poder sempre ter a consciencia dos meus limites, e a coragem para supera-los.

Abaixo, minha primeira reportagem pela Agencia Unama, publicada no dia 26 de maio no site ORM, na sessão "PLantão".


Assunto: Sesma promove oficina de saúde mental

Com o tema "Oficinas distritais em Saúde Mental: tecendo redes para efetivar a reforma psiquiátrica em Belém", a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) promove oficinas de saúde mental para os profissionais de saúde. O evento acontece de hoje (26/05) até quinta-feira (28/05), e no dia 02 de junho, no Hospital de Clínicas Gaspar Viana, em Belém (PA).

A ação tem como objetivo orientar e sensibilizar profissionais da rede municipal de atendimento básico de saúde, qualificando e capacitando esses profissionais para a implantação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Além de conhecer o trabalho dos Centros de Atendimento Psicosocial (Caps).

O evento é direcionado a profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), ao Programa Saúde da Família (PSF) e Agentes Comunitários de Saúde. Os técnicos serão divididos pelos Distritos de Icoaraci (DAICO), Outeiro (DAOUT), Mosqueiro (DAMOS) e Belém (DABEL), além dos bairros do Guamá (DAGUA), Sacramenta (DASAC), Entroncamento (DAENT) e Benguí (DABEN).

A iniciativa se dá em alusão ao Movimento Nacional de Luta Antimanicomial (MNLA), movimento social existente há 21 anos que dissemina a cultura do tratamento mental e combate à existência de manicômios. O coordenador da Saúde Mental do Município de Belém e articulador do evento, Paulo Peixoto Filho, diz que a oficina é para "iniciar um processo de dialogo entre os Caps e as redes de atenção primária do município, dando apoio e suporte técnico com qualidade".

A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial da Infância e da Adolescência (Capfi), Elza Cyrillo, destaca a importância do evento. "É um momento das equipes estarem se conhecendo, facilitando a integração e o direcionamento dos serviços", diz a coordenadora. O Capfi também será responsável pelas formas de direcionamento dos serviços, abordando todos os níveis de atenção mental, como a infantil.

O coordenador do setor psiquiátrico do Hospital de Clinicas Gaspar Viana, Dr. Paulo Mazine, destaca a insuficiência de profissionais em psiquiatria infantil. "Há uma carência de profissionais nessa área, pois há poucos interessados no estado nesse assunto. Com a criação do setor de psiquiatria no hospital, é possível dar mais atenção a essa especialidade", acredita Mazine.

Ao final do evento, uma "Carta Aberta" de saúde mental será elaborada com a participação dos participantes das oficinas. O documento será encaminhado à Prefeitura de Belém, ao Governo do Estado e ao Ministério Público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa de rádio "Estação Direitos" da ONG Rádio Margarida será transmitido pela UNAMA FM

Ong Rádio Margarida seleciona estagiário em jornalismo para Portal

"Penso que chegou a hora de mudarmos de maneira radical e profunda o modo de ver, entender e agir dos verdadeiros promotores e defensores do desenvolvimento pessoal, social e produtivo das novas gerações: crianças, adolescentes e jovens."