Minha primeira materia na Agencia que foi publicada.

A cada dia reafirmo minha felicidade em poder exercer um pouco o jornalismo tão sonhado. Tenho muitas, mas muitas limitações a serem ultrapasadas.

Quero poder sempre ter a consciencia dos meus limites, e a coragem para supera-los.

Abaixo, minha primeira reportagem pela Agencia Unama, publicada no dia 26 de maio no site ORM, na sessão "PLantão".


Assunto: Sesma promove oficina de saúde mental

Com o tema "Oficinas distritais em Saúde Mental: tecendo redes para efetivar a reforma psiquiátrica em Belém", a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) promove oficinas de saúde mental para os profissionais de saúde. O evento acontece de hoje (26/05) até quinta-feira (28/05), e no dia 02 de junho, no Hospital de Clínicas Gaspar Viana, em Belém (PA).

A ação tem como objetivo orientar e sensibilizar profissionais da rede municipal de atendimento básico de saúde, qualificando e capacitando esses profissionais para a implantação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Além de conhecer o trabalho dos Centros de Atendimento Psicosocial (Caps).

O evento é direcionado a profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), ao Programa Saúde da Família (PSF) e Agentes Comunitários de Saúde. Os técnicos serão divididos pelos Distritos de Icoaraci (DAICO), Outeiro (DAOUT), Mosqueiro (DAMOS) e Belém (DABEL), além dos bairros do Guamá (DAGUA), Sacramenta (DASAC), Entroncamento (DAENT) e Benguí (DABEN).

A iniciativa se dá em alusão ao Movimento Nacional de Luta Antimanicomial (MNLA), movimento social existente há 21 anos que dissemina a cultura do tratamento mental e combate à existência de manicômios. O coordenador da Saúde Mental do Município de Belém e articulador do evento, Paulo Peixoto Filho, diz que a oficina é para "iniciar um processo de dialogo entre os Caps e as redes de atenção primária do município, dando apoio e suporte técnico com qualidade".

A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial da Infância e da Adolescência (Capfi), Elza Cyrillo, destaca a importância do evento. "É um momento das equipes estarem se conhecendo, facilitando a integração e o direcionamento dos serviços", diz a coordenadora. O Capfi também será responsável pelas formas de direcionamento dos serviços, abordando todos os níveis de atenção mental, como a infantil.

O coordenador do setor psiquiátrico do Hospital de Clinicas Gaspar Viana, Dr. Paulo Mazine, destaca a insuficiência de profissionais em psiquiatria infantil. "Há uma carência de profissionais nessa área, pois há poucos interessados no estado nesse assunto. Com a criação do setor de psiquiatria no hospital, é possível dar mais atenção a essa especialidade", acredita Mazine.

Ao final do evento, uma "Carta Aberta" de saúde mental será elaborada com a participação dos participantes das oficinas. O documento será encaminhado à Prefeitura de Belém, ao Governo do Estado e ao Ministério Público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As consequências ruins de se fazer versões regionais de grandes musicais americanos!!

Eu ví Hairspray!

O resultado de uma grande ideia>>>>